segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Tem muita sujidade no mundo...

Outro dia estávamos numa monitoria depois da hora.. todo mundo cansado e a monitora me solta esse palavrão: sujidade. Não me recordo o contexto, mas sei que todos ficamos meio confusos - eu inclusive - "sujidade? que garota burra! de onde tirou isso?".. e por aí foi...
Bem.. contrariando todas as expectativas, a palavra de fato existe e significa o mesmo que sujeira.

Segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa:

substantivo feminino
característica, condição ou estado do que é ou está sujo; sujeira
1 aquilo que suja; imundície, porcaria, sujo
Ex.: a pátina é uma s. do tempo
2 excremento
Ex.: mandou limpar a s. do cachorro
3 Derivação: sentido figurado.
delinquência moral; devassidão
Ex.: muitos viram no naturalismo apenas s. de sexo

Os letrados também erram. Sou letrada, mas não sou um dicionário ambulante, né? E estou aqui dando meu braço a torcer. :)

Um comentário:

Rafael Medeiros disse...

Mas é, acontece! Sujidade, é feio mesmo, juro que na hora também me espantei! Dicionário ambulante? Tá vai, você é QUASE um... HAHAHA brincadeira!